Seguro Residencial: Entenda de uma vez por todas como ele funciona
8 de janeiro de 2019
Quais são as regras do Minha Casa Minha Vida para adesão ao programa?
3 de abril de 2019

7 pontos para analisar ao comprar seu primeiro apartamento

Comprar o primeiro apartamento é um grande passo a ser dado e exige muita responsabilidade e planejamento. Existem diversos pontos a serem analisados, principalmente, no que diz respeito à sua vida financeira.

 

Organizar seu orçamento, escolher o tipo de imóvel ideal para suas necessidades, certificar-se de que a propriedade não tem dívidas e se preparar para todos os custos extras são apenas algumas das questões que você deve ter em mente.

Portanto, neste conteúdo mostraremos 7 pontos a serem levados em consideração na hora de comprar o primeiro apartamento. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura do artigo e veja quais são eles!

1. Organize sua vida financeira

O passo inicial para comprar o primeiro apartamento é colocar a sua vida financeira em ordem, pois esse é o melhor caminho para que você saiba o orçamento disponível para investir na aquisição de um imóvel.

É preciso fazer uma estimativa de quanto é necessário para você e sua família terem uma vida de qualidade e, ainda assim, possam comprometer uma parte de sua renda para arcar com as prestações de um financiamento, caso essa seja a alternativa de pagamento escolhida.

Afinal, nem sempre é possível pagar por um bem de alto valor à vista, principalmente, se for o primeiro apartamento, não é verdade? Nesse caso, financie sem medo. Desde que essa seja uma atitude devidamente planejada, é claro.

Vale mencionar ainda como é importante economizar ao máximo para que o valor da entrada seja o mais alto possível. Isso vai significar que o valor das prestações será mais baixo e, consequentemente, mais fácil de pagar quando for somado às despesas habituais de seu novo lar.

2. Defina o tipo do imóvel

Depois de organizar a sua vida financeira, chegou a hora de definir as características prioritárias para o apartamento novo ter. Assim, você conseguirá fazer uma estimativa de preços e vai poder começar a se planejar para comprá-lo. Ou seja, é o momento de definir o tipo de imóvel mais adequado às necessidades de sua família.

Você pretende ter filhos em um futuro próximo ou distante? Se sim, de qualquer forma, precisará de um apartamento com mais de dois quartos, não é verdade? Além disso, ter área de lazer ou academia é uma prioridade?

Quanto à localização do empreendimento, já pesquisou a respeito da segurança do bairro e a proximidade de serviços básicos, como transporte público e comércio local?

Existem diversos fatores que deverão pesar em sua decisão. Afinal, adquirir o primeiro apartamento é uma grande responsabilidade e é necessário que você se planeje e considere todas as possibilidades.

3. Saiba se será necessário ou não fazer um financiamento

Caso seja necessário optar por um financiamento imobiliário para a compra de seu primeiro apartamento, é muito importante fazer uma análise a respeito das instituições financeiras que estão ao seu dispor.

Hoje em dia, os bancos oferecem opções para os mais variados perfis financeiros. Por isso, como comprador, você deve analisar as alternativas com responsabilidade e sempre considerar as taxas de juros e condições de pagamento, independentemente de financiar com uma construtora ou com o banco.

4. Decida entre novo, usado ou na planta

Do ponto de vista financeiro, um imóvel usado é sempre um ótimo negócio. Por outro lado, o prazer de morar em um lugar no qual ninguém nunca habitou também é bastante satisfatório, além de se tratar de um imóvel mais moderno. Porém é preciso levar em consideração que um apartamento usado tem uma taxa de condomínio menor, apesar da depreciação do imóvel.

Lembre-se de que comprar imóveis na planta é uma das maiores tendências dos últimos anos. Mas é muito importante verificar toda a documentação e checar as referências a respeito da construtora antes de dar esse passo. É preciso ter garantia de que o imóvel será entregue dentro do prazo combinado.

Além disso, é fundamental que todos os detalhes da planta constem minuciosamente no contrato da negociação. Afinal, o imóvel precisa ser entregue dentro dos padrões previstos. É importante considerar todos os pontos positivos e negativos de cada opção antes de tomar a decisão final de comprar seu primeiro apartamento.

5. Certifique-se de que o imóvel não tem dívidas ou problemas na justiça

Se você optar por um imóvel usado, é necessário realizar uma rígida auditoria para evitar correr o risco de adquirir um apartamento ou casa com dívidas, como o IPTU dos anos anteriores atrasado ou que seja alvo de alguma penhora na justiça por conta de problemas dos donos anteriores.

Não permita que o sonho de comprar o primeiro apartamento se transforme em um verdadeiro pesadelo apenas pelo fato de não ter pesquisado o suficiente a respeito.

6. Prepare-se para todas as despesas

Por fim, lembre-se de que, ao comprar o primeiro apartamento, você não assumirá apenas o valor das prestações do financiamento imobiliário, é preciso considerar também gastos como:

  • condomínio;
  • IPTU;
  • taxas extras;
  • contas de consumo.

Além disso, o processo de compra e venda de um apartamento gera uma série de despesas extras com impostos, com documentação, com custos administrativos, com registro de imóvel, entre outros, que podem chegar a representar de 4% a 6% do valor da propriedade. Para que você tenha uma ideia, somente o ITBI varia entre 2% a 3% do valor total do imóvel.

7. Conte com o auxílio de uma empresa de confiança

Independentemente de você decidir entre uma imobiliária ou uma construtora para intermediar todo o processo de aquisição do primeiro apartamento, o fato é que a empresa deve ser de confiança.

Pesquise a respeito da credibilidade e da reputação no mercado e o que os clientes antigos têm a dizer. Lembre-se de que contar com a experiência de profissionais no ramo há muitos anos pode fazer toda a diferença durante o processo e evitar dor de cabeça e despesas desnecessárias.

A compra do primeiro apartamento deve ser uma experiência que você e sua família possam usufruir de maneira prazerosa. Não permita que a falta de pesquisa e planejamento ou atitudes precipitadas transformem esse sonho em um pesadelo.

Fonte: Como Comprar um Apartamento

 

 

 

Comentários

Os comentários estão encerrados.