fundo parallax

Obras Realizadas

Câmara Municipal de Pitangui

A Câmara Municipal de Pitangui data de 1715, quando o arraial foi elevado à Vila. Naqueles dias a câmara tinha as seguintes funções:

"Inicialmente pautadas pelo código filipino, as câmaras municipais garantiam a execução dos projetos metropolitanos nos municípios e eram responsáveis pela arrematação dos contratos, administração de foros e cadeias, realização de procissões, aferição de pesos e medidas, fixação de preços e produtos, fiscalização de vendas, açougues e matadouros, etc.

A partir de 1821, as câmaras ficaram responsáveis pela administração das cidades e vilas: exame das posturas e provimentos, guarda das rendas, nomeação de comissões para visitar prisões e casas de saúde, concessão de títulos, prestação anual de contas ao conselho geral da província, requerimentos de tombamentos territoriais, repartição do termo em distritos, etc. Os principais cargos eram de Juíz Ordinário, Vereador, Procurador, Tesoureiro e Escrivão."

Fonte: Arquivo Público Mineiro

camara-municipal-pitangui-antescamara-municipal-pitangui-depois

Estação de Pitangui

A estação foi reformada pela Construtora Arphe e entregue à população pitanguiense em outubro de 2015.

A ESTAÇÃO: A estação de Pitangui foi inaugurada em 1907, como ponta de um curto ramal que levava o nome da estação e da cidade. Ali existia bitola mista: a de 0,76 m da E. F. Oeste de Minas (do ramal do Paraopeba) e a métrica da antiga E. F. Paracatu. Essa linha de bitola estreita vinha desde o ramal do Paraopeba, da EFOM, da estação de Velho da Taipa, e passando pela estação de Água Suja, da E. F. Paracatu, chegava então a Pitangui.

Aparentemente, a estação era operada conjuntamente pela EFOM e pela Paracatu, até a fusão destas na RMV, em 1931 (Gutierrez L. Coelho, 11/2003). A estação foi desativada em 1968, com a erradicação da linha. Há indicações, no entanto, de que a linha para Pitangui teria tido seus trens desativados para passageiros em 1964.

Fonte: Estações Ferroviárias do Brasil

estacao-pitangui-antes

Estação Original

estacao-pitangui-depois

Estação Atual

E. E. Dr. Jacinto Álvares

quadra-jacinto-alvares-2
quadra-jacinto-alvares-1