10 apartamentos pequenos e bem decorados com até 70 m²
4 de setembro de 2018
Saiba como financiar um apartamento ganhando pouco
17 de setembro de 2018

Dicas para você cuidar do seu apartamento

Você batalhou, economizou, comprou sua casa e, finalmente, conseguiu se mudar. Depois de superar tantos desafios, assumir a rotina de atividades domésticas é uma das responsabilidades que mais preocupam os jovens.

Mas não se deixe intimidar. Diferente de entrevistas de emprego, cuidar de um apartamento não exige experiência comprovada. Com planejamento e algumas estratégias, dá para tirar de letra os afazeres, e o que é melhor: economizando tempo e dinheiro.

Outro ponto positivo de fazer a manutenção adequada é manter a durabilidade das instalações, dos móveis e eletrodomésticos. Além do bem-estar dos moradores, o cuidado geral é uma maneira de pensar no futuro, pois o estado de conservação do imóvel reflete no valor de venda e locação.

Divida a faxina pelos dias da semana

Para não se estressar, tire proveito da liberdade de ser o dono da casa e crie uma rotina de tarefas que caiba na sua agenda. Eleja o melhor horário, se possível, em um período no qual tenha mais pique.

Uma boa tática é dividir a faxina ao longo da semana, evitando deixar as atividades mais barulhentas para a noite. Siga cinco dicas que provam que cuidar de um apartamento pode ser algo prático e, quando menos esperar, automático.

1. Segunda-feira: lave as roupas e dê um trato nos quartos e na sala

Comece a semana lavando as roupas e os itens de cama, mesa e banho. Toalhas, panos de prato e tapete devem ser trocados sempre que estiverem úmidos.

Não se esqueça da manta do sofá e das capas das almofadas, que podem ter sido alvo de respingos durante o fim de semana. Caso tenha ar-condicionado, retire o filtro e coloque-o para lavar.

Lembre-se de ir recolhendo as peças do varal conforme secarem, dobrando com cuidado para evitar que fiquem amarrotadas.

Enquanto a máquina de lavar trabalha, aproveite para tirar o pó e passar um pano úmido nos quartos e na sala, bem como recolher e organizar o que estiver fora do lugar.

2. Terça-feira: passe, dobre ou pendure e guarde as roupas

Como a tarefa é maçante e demanda cuidado, reserve o dia só para ela. Há quem faça questão de passar todas as peças e há quem tire do varal e mande-as direto para as gavetas. Tudo depende da sua necessidade.

Se você trabalha com roupas sociais, não dá para fugir do ferro de passar. O mesmo vale para as toalhas de mesa, que ficam muito mais bonitas alisadas. Uma vez asseadas, guarde-as nos respectivos armários.

3. Quarta-feira: encare a limpeza da cozinha e da lavanderia

Limpe a pia, o fogão, o micro-ondas, o grill, o liquidificador e os demais eletrodomésticos. Limpe e organize, também, a geladeira e os armários. Faça o mesmo com o tanque, a máquina de lavar e os demais itens da área de serviço. Não se esqueça de limpar o varal.

O bicarbonato de sódio é um coringa na limpeza. Basta aplicá-lo com um pouco de detergente neutro, como se fosse uma pastinha, esfregar com o lado macio da esponja e deixar agir por uns 20 minutos em metais, pisos, azulejos e portas de vidro. Depois é só enxaguar e acabar com os encardidos.

4. Quinta-feira: cuide das plantas e área da varanda

Retire as folhas mortas, pode os galhos quando houver necessidade, faça a adubação conforme a demanda de cada espécie e limpe os vasos e demais recipientes. Caso tenha uma sacada envidraçada, aproveite para dar aquele trato nos vidros, usando uma esponja magnética presa em um cabo.

Lembre-se que, como a área fica mais exposta à ação do sol, vento e da chuva, a manutenção é essencial para prevenir ferrugem, infiltrações e desgastes diversos.

5. Sexta-feira: faça uma verdadeira faxina no banheiro

O sistema hidráulico é onde ocorrem mais problemas e, consequentemente, o que está mais propenso a dar prejuízos. Por isso, na hora de lavar banheiro, limpe os ralos e evite que sujeiras desçam pelo cano. Uma vez por mês, remova o tampo, retire as impurezas e lave o interior com água sanitária.

Limpe o vaso e a pia com algumas folhas de papel toalha umedecidas com um desinfetante antibacteriano. Descarte-as ao término da limpeza. O bicarbonato de sódio tem efeito bactericida e clareia os rejuntes. Use-o da mesma maneira que fez na cozinha.

Para limpar o box de vidro, certifique-se que esteja seco e, com uma lã de aço, faça movimentos circulares para soltar a sujeira. Depois, use a parte macia da esponja tipo de cozinha e passe detergente neutro. Retire o excesso com um rodinho e enxágue aos poucos. Passe um pano de algodão e pronto.

Mantenha a organização e a higiene sempre

Existem tarefas que são mais fáceis de fazer diariamente — do contrário, transformam o lar doce lar em uma bagunça. Isso inclui realizá-las também aos fins de semana, aceite.

Lavar a louça é uma delas. Sujou, lavou. Simples assim. Evite a proliferação de germes e bactérias na esponja desinfetando-a diariamente. Para isso, a maneira mais simples é deixá-la submersa em um recipiente com água fervente por cerca de cinco minutos. Depois, seque bem e coloque em um local que permita o escoamento da água. Ainda assim, recomenda-se que seja trocada semanalmente.

Tirar o pó é outra atividade diária. Um aspirador salva a vida, ainda mais se for um daqueles robôs que fazem o serviço no horário em que você programar. Chegar em casa e encontrá-la limpa vale o investimento na tecnologia.

Limpar as necessidades do seu bichinho de estimação, não custa lembrar, preserva a saúde dele e a de toda a família. Fora que evita manchas nos pisos, odores desagradáveis e reclamações de vizinhos.

Por fim, é preciso lavar as escovas e os panos de limpeza. Basta deixá-los de molho de um dia para o outro, em uma solução de água com bicarbonato de sódio e, depois, esfregar com água, sabão e enxaguar normalmente.

Contrate serviços especializados para cuidar de um apartamento

A faxina pesada pode ser feita uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Afinal, cada lar tem uma demanda diferente. Se preferir, enquanto não pega o jeito, vale a pena contratar uma pessoa ou empresa para dar aquele trato, especialmente nas janelas.

Além disso, não deixe os problemas se acumularem. Se a janela começou a dar uma infiltração, conserte. Se a lâmpada queimou, troque o mais rapidamente possível. Se um cano está pingando, não demore a chamar o bombeiro hidráulico. Essas pequenas manutenções vão se acumulando e degradam o apartamento rapidamente. Não se descuide!

Tem amigos que também se mudaram recentemente e estão passando pela mesma fase que você? Compartilhe estas dicas sobre como cuidar de um apartamento nas suas redes sociais e ajude-os a organizar tarefas e criar bons hábitos domésticos!

Fonte: Viasul

 

 

 

Comentários

Os comentários estão encerrados.

× Como podemos te ajudar?