Entenda a documentação de cada etapa do financiamento imobiliário
27 de setembro de 2018
Refinanciamento do imóvel: quando é possível entrar com o recurso
5 de outubro de 2018

Sete truques essenciais para decorar apartamentos pequenos

Os apartamentos pequenos são cheios de vantagens: aluguéis mais baratos, facilidade de mobiliá-los sem gastar fortunas, praticidade ao mantê-los organizados, limpeza rápida. Na contramão, falta espaço de armazenamento e ideias de como encaixar toda sua vida e todo o conceito de uma casa em poucos metros quadrados.

Um erro comum é o pensamento de que, para serem 100% funcionais, apartamentos pequenos não podem ter beleza e estilo. Esse é um mito grotesco de quem decora um apê de pouca metragem. Funcionalidade e beleza podem facilmente caminhar de mãos dadas dentro desse contexto.

Veja algumas dicas para você equilibrar função e forma e ter uma casa completa dentro do seu mini espaço:

1 – Prioridades

Decida quais as prioridades em sua rotina na casa: receber amigos? Ver televisão confortavelmente? Cozinhar? Ter um espaço de trabalho? Vale sacrificar um espaço pouco útil para priorizar outro. Por exemplo, se você adora cozinhar e receber amigos para jantar, pode diminuir o estar para que a sala comporte uma mesa de jantar de quatro lugares. Já quem nunca cozinha pode usar uma bancada pequena para as refeições e ampliar a área de estar com sofá, poltronas e pufes. É a partir das suas necessidades na casa que começa um projeto.

Nesse espaço, o morador abriu mão da mesa de jantar para ter um estar mais amplo. As refeições são feitas na bancada alta da cozinha

2 – Menos paredes, mais conforto

Para quem vai reformar um espaço pequeno, vale estudar as possibilidades de diminuir ao máximo o número de paredes internas. Preservando as do banheiro e, se desejar, as do dormitório. No mais, integrar salas e cozinhas é uma forma certa de ampliar a casa e aumentar a entrada de luz no ambiente.

Imagine esse espaço dividido por paredes. Seria uma casa completamente fechada e apertada

3 – Camadas, camadas, camadas

Quando criamos um espaço, precisamos pensar em criar texturas e camadas de cores que provoquem a sensação de profundidade visual. Essas camadas também tornam o espaço mais interessante e sofisticado. Tapete, almofadas e materiais com diferentes acabamentos são truques para criar essa profundidade.

Palha, madeira, algodão, tinta, estampas, linho, cores: profundidade!

4 – Paletas claras

Detesto regras que restringem cores fortes, contrastes. Mas quando se trata de espaços pequenos, as paletas claras são trunfos de ampliação de espaços. Elas permitem que a luz tenha maior reflexão e, consequentemente, crie a ilusão de amplitude e de bem-estar. Espaços pequenos com cores fortes não são proibidos, mas certamente criarão uma sensação muito menos agradável e confortável. Itens importantes para a criação de um lar.

Quando a luz não encontra pontos de reflexão, a casa pequena perde o clima de casa e parece um escritório de loja moderna de decoração

5 – Verde

O truque é simples: quando trazemos plantas para o interior da casa, trazemos um pouco do mundo exterior pra dentro do nosso lar: do clima de natureza, de espaços abertos. O aconchego e a sensação de bem-estar são automáticos com o verde.

Plantas: item indispensável nas casas pequenas

6 – Móveis com dupla funcionalidade

O bom e velho sofá-cama. A mesa lateral que vira mesa de centro. A estante que tem um mesinha retrátil para usar o computador. O pufe baú. Vale abusar das ideias de designers geniais mundo afora e trazer um pouco dessas invenções pra casa. O espaço agradece.

A cadeira modular Z desenhada por Marta Alonso Yebra e Imanol Calderón Elósegui, para a marca MAYICE. Mesinha lateral, de trabalho ou cadeira

7 – Verticalidade

Apartamentos pequenos costumam ter poucos espaços para cômodas, armários, mesas e gaveteiros. Por isso, verticalizar os móveis e aproveitar os espaços aéreos é uma forma de ganhar espaço sem entulhar as áreas de passagem, que devem ser sempre bem preservadas para o bom fluxo da casa. Vale criar nichos e prateleiras sobre portas, entre pequenos espaços, em vigas aparentes, sobre janelas.

Quem pensaria em aproveitar esse espaço?

Fonte: Metropoles

 

Últimas unidades à venda! Faça um investimento seguro com garantia de valorização.

 

Comentários

Os comentários estão encerrados.

× Como podemos te ajudar?